sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Alimentos produzidos pela agricultura familiar no RS vão abastecer o Grupo Hospitalar Conceição



Uma iniciativa pioneira vai permitir que o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) compre alimentos produzidos pela agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O ato de lançamento da primeira chamada pública para o fornecimento de produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos ocorreu nesta sexta-feira (22), no Palácio Piratini, com a presença de ministros e do vice-governador Beto Grill. Por 90 dias, o GHC vai adquirir 38 toneladas de produtos por mês.

Ao todo, durante os três meses, o edital prevê a aquisição - no modelo de compra institucional - de 21 toneladas de arroz; 7,8 toneladas de feijão preto; 1,14 tonelada de massa e 84,7 mil litros de leite. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e o GHC também firmaram um termo de cooperação. A partir do acordo, a SDR vai auxiliar na identificação dos fornecedores para o hospital. 

O vice-governador destacou a importância da parceria com o Governo Federal. "Este acordo busca ampliar o mercado da agricultura familiar e abastecer com alimentação de melhor qualidade todos aqueles que usam o GHC pra recuperar a sua saúde". Titular da SDR, Ivar Pavan afirmou que o ato marca um novo momento na política de desenvolvimento rural do Estado e no abastecimento alimentar. "O edital é que define a modalidade de compra dos alimentos das cooperativas que se credenciarem para ofertar os produtos e serem contratadas por 90 dias pelo GHC".

Ministros
Antes da assinatura da chamada pública, o ministro Alexandre Padilha ressaltou a importância dos acordos firmados no RS e lembrou do trabalho conjunto realizado pelos governos Federal e Estadual na ajuda às vítimas da tragédia em Santa Maria. "Estamos colocando o nosso poder de compra da área da Saúde para fortalecer a área da agricutlura familiar e, com isso, fazer justiça social, reduzir as desigualdades e também gerar inovação".

Integrante da comitiva, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que a medida pode se estender a outros órgãos. "A ação que está sendo desenvolvida aqui tem outro papel importantíssimo, que é servir também de exemplo. Porque tem outras instituições públicas que podem lançar mão da modalidade de compras institucionais do PAA. Aqui no RS, o GHC está sendo pioneiro no setor de saúde em nível nacional ao lançar mão desse instrumento". 

Diretor-superintendente do GHC, Carlos Eduardo Nery Paes garantiu que a aquisição dos produtos da agricultura familiar confere maior qualidade à alimentação dos pacientes. "Esse programa ajuda muito o pequeno agricultor, além de reduzir a miséria e melhorar a saúde em nosso país". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário