Está em estudo na Câmara de Vereadores da cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia um projeto de incentivo à troca de meio de locomoção do automóvel para a bicicleta. O objetivo da proposta criada pelo presidente Luís Filipe Menzes é fazer diminuir o número de veículos poluentes na malha urbana da cidade.
Para incentivar a troca, o governo emitirá cheques de desconto para uso nas faturas de água, luz ou outras taxas municipais. Para verificar o uso das magrelas pelos gaienses, o município instalará em empresas que tiverem entre 10 e 20 funcionários participantes um estacionamento com registo eletrônico. O descono será proporcional ao número de dias em que os cidadãos cadastrados utilizarem o serviço.
Menezes explica que o projeto ficará restrito ao centro histórico, mas que o número de ciclovias na cidade será ampliado. Além disso, um grupo de trabalho da Câmara está em negociação com empresas para que disponibilizem bicicletas a preços acessíveis para que o investimento seja recuperado em até um ano e meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário