sábado, 1 de março de 2014

Tarso Genro encaminha substituição de cargos. Participe do grupo: #AtualidadesPolíticasdoRS: www.facebook.com/groups/amigos.rs/

GOVERNO DO ESTADO Notícia da edição impressa de 28/02/2014

Tarso Genro encaminha substituição de cargos

Alexandre Leboutte
CAROLINE BICOCCHI/PALÁCIO PIRATINI/JC
Direção do PCdoB se reuniu com Tarso para tratar do novo titular da Secretaria Estadual do Turismo
Direção do PCdoB se reuniu com Tarso para tratar do novo titular da Secretaria Estadual do Turismo
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, no Palácio Piratini, a direção estadual do PCdoB apresentou ao governador Tarso Genro (PT) o nome indicado pelo partido para substituir a titular da Secretaria do Turismo, Abgail Pereira, que deixa o governo para concorrer à Assembleia Legislativa.

A deputada federal Manuela d’Ávila - que preside a executiva regional da sigla -, o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Pereira, e o presidente municipal do partido, Adalberto Frasson, anunciaram Márcio Cabral (PCdoB) - que hoje desempenha a função de secretário adjunto - para o posto.

De acordo com Frasson, o governador recebeu a indicação positivamente, mas não chegou a definir a data em que se dará a substituição. A sigla ainda procura outro comunista para a secretaria executiva do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), hoje comandada por Emília Fernandes (PCdoB), que deve concorrer ao Senado na chapa majoritária que está sendo construída para a candidatura de Tarso à reeleição.

Já o PTB, que ocupa três pastas no primeiro escalão do governo gaúcho, ainda não avançou na discussão interna de nomes para substituir os titulares que deverão deixar o Executivo para disputar as eleições deste ano. O prazo estipulado por Tarso para os secretários que serão candidatos deixarem o governo é o dia 20 de março.

Luis Augusto Lara (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social) reassumirá seu mandato na Assembleia Legislativa e concorrerá à reeleição. Maurício Dziedricki (Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa) é primeiro suplente na Câmara dos Deputados e concorrerá novamente a uma cadeira no Congresso Nacional. Luiz Carlos Busato (Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano) retomará o mandato de deputado federal, disputando a reeleição.

Segundo Busato, que preside o PTB no Estado, o partido fez, nesta semana, uma reunião para discutir as indicações ao primeiro escalão do governo gaúcho, mas adiou a definição para a semana após o Carnaval, quando haverá novo encontro para bater o martelo. “Temos dois ou três nomes para cada secretaria, mas vamos nos reunir no dia 11 para fechar as indicações”, afirma o dirigente partidário.

De acordo com o petebista, a discussão sobre a indicação do partido para a vaga de candidato a vice na chapa majoritária de Tarso só será retomada depois de março. “Temos de esperar a definição do governador, que não confirmou ainda, com 100% de certeza, se será candidato. Não podemos colocar o carro na frente dos bois”, pondera Busato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário