GOVERNO DO ESTADO Notícia da edição impressa de 28/02/2014
Tarso Genro encaminha substituição de cargos
Alexandre Leboutte
CAROLINE BICOCCHI/PALÁCIO PIRATINI/JC
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, no Palácio Piratini, a direção estadual do PCdoB apresentou ao governador Tarso Genro (PT) o nome indicado pelo partido para substituir a titular da Secretaria do Turismo, Abgail Pereira, que deixa o governo para concorrer à Assembleia Legislativa.
Direção do PCdoB se reuniu com Tarso para tratar do novo titular da Secretaria Estadual do Turismo
A deputada federal Manuela d’Ávila - que preside a executiva regional da sigla -, o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Pereira, e o presidente municipal do partido, Adalberto Frasson, anunciaram Márcio Cabral (PCdoB) - que hoje desempenha a função de secretário adjunto - para o posto.
De acordo com Frasson, o governador recebeu a indicação positivamente, mas não chegou a definir a data em que se dará a substituição. A sigla ainda procura outro comunista para a secretaria executiva do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), hoje comandada por Emília Fernandes (PCdoB), que deve concorrer ao Senado na chapa majoritária que está sendo construída para a candidatura de Tarso à reeleição.
Já o PTB, que ocupa três pastas no primeiro escalão do governo gaúcho, ainda não avançou na discussão interna de nomes para substituir os titulares que deverão deixar o Executivo para disputar as eleições deste ano. O prazo estipulado por Tarso para os secretários que serão candidatos deixarem o governo é o dia 20 de março.
Luis Augusto Lara (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social) reassumirá seu mandato na Assembleia Legislativa e concorrerá à reeleição. Maurício Dziedricki (Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa) é primeiro suplente na Câmara dos Deputados e concorrerá novamente a uma cadeira no Congresso Nacional. Luiz Carlos Busato (Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano) retomará o mandato de deputado federal, disputando a reeleição.
Segundo Busato, que preside o PTB no Estado, o partido fez, nesta semana, uma reunião para discutir as indicações ao primeiro escalão do governo gaúcho, mas adiou a definição para a semana após o Carnaval, quando haverá novo encontro para bater o martelo. “Temos dois ou três nomes para cada secretaria, mas vamos nos reunir no dia 11 para fechar as indicações”, afirma o dirigente partidário.
De acordo com o petebista, a discussão sobre a indicação do partido para a vaga de candidato a vice na chapa majoritária de Tarso só será retomada depois de março. “Temos de esperar a definição do governador, que não confirmou ainda, com 100% de certeza, se será candidato. Não podemos colocar o carro na frente dos bois”, pondera Busato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário