quarta-feira, 19 de junho de 2013

Região do Alto Uruguai recebe máquinas do governo do Estado


Região recebe máquinas do governo do Estado
Automóveis entregues para a Emater e as máquinas ficaram expostas em frente a prefeitura de Erechim (Fotos: Paola Seibt)
Na manhã de terça-feira (18), a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS realizou a entrega de veículos e máquinas para a Emater e municípios da região do Alto Uruguai para atender a demanda da agricultura familiar. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da prefeitura de Erechim e contou com a presença de prefeitos e autoridades da região. Os veículos e as máquinas ficaram expostos em frente ao prédio da prefeitura, pela manhã.
No total foram entregues duas escavadeiras hidráulicas e mais um trator de esteira para operar nas regiões Norte e Nordeste do RS, através do Programa de Fortalecimento da Infraestrutura Rural. Ainda foram entregues 15 veículos para o trabalho de extensão rural da Emater que serão utilizados, em sua maioria, pelos escritórios municipais beneficiando 12 cidades.  O repasse representa quase R$ 3 milhões à região. Também foram assinados convênios com as prefeituras de Campinas do Sul e Cruzaltense, com assinatura do Termo de Adesão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Ivar Pavan, coordenou o ato e explicou que as máquinas farão parte das 10 patrulhas agrícolas disponibilizadas pelo Estado, com o objetivo de construir açudes para piscicultura e para irrigação. “As máquinas serão utilizadas em patrulhas mecanizadas na construção de açudes para piscicultura e para irrigação. Nós colocamos as máquinas, os municípios o combustível e a manutenção e a Emater apresentará os projetos e as licenças ambientais,” disse.  Pavan ainda acrescentou que, “há uma grande demanda para ser atendida na vida dos agricultores em uma política de diversificar atividades. A piscicultura é uma alternativa, que ainda pode gerar renda para a propriedade e a irrigação pode gerar as condições de uma pequena propriedade ter alta produtividade,” completou.
Secretário Ivar Pavan, coordenadou o ato que contou com a participação de prefeitos da região e do presidente da Emater Lino De David
O presidente da Emater/RS, Lino De David, também participou do ato e revelou que a entrega dos veículos para a regional significa a renovação de 50% da frota. Segundo ele, a estruturação do Estado, também passa pela reestruturação da Emater. O presidente também comentou o processo que pode anular a filantropia da entidade. “Obtivemos uma liminar e agora vemos um conjunto de manobras para cassá-la, mas jamais poderão colocar neste processo que a Emater é uma fraude. Estamos fazendo um abaixo assinado e precisamos de 200 mil assinaturas no RS para mostrar que a Emater é uma instituição de respeito,” finalizou.
No total, dentro do processo de reestruturação da Instituição, o governo do Estado já repassou 22 novos veículos para o trabalho de extensão rural da região, sendo um para os trabalhos realizados pela Unidade de Classificação e outro, para a Unidade de Cooperativismo. A região conta com uma frota de 75 veículos, sendo 36 repassados no atual governo. O Escritório Regional da Emater/RS-Ascar conta com 130 funcionários, sendo 33 contratados nesta gestão. Na região, são atendidas 17 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, entre os demais públicos assistidos.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, falou sobre a importância da assistência técnica para o desenvolvimento do meio rural, que é disponibilizada pela Emater.
O, o prefeito de Barão de Cotegipe, Fernando Balbinot, que esteve representando a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), revelou que, “estas máquinas vão ajudar muito a região,” e acrescentou que elas são o sonho de qualquer prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário