terça-feira, 9 de abril de 2013

Porto da Capital deve movimentar 63,8 mil toneladas de produtos em abril





Foto destaque Até o final do mês de abril o Porto de Porto Alegre movimentará mais de 63,8 mil toneladas de produtos, entre insumos para a produção de fertilizantes e sal. O número corresponde a 13,8 mil toneladas a mais que o mesmo período do ano passado. 
Na manhã desta terça-feira (09), o navio Arosa, de bandeira Maltesa, atracou com mais 9 mil toneladas de sal, originários de Areias Brancas, no Rio Grande do Norte. Ao todo, três navios operam simultaneamente no Cais Navegantes e, até o dia 30 de abril, mais cinco cargueiros devem atracar na Capital. 
De acordo com o Superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, o trabalho nas três embarcações deve envolver mais de 300 trabalhadores na atividade de descarga dos navios e transporte dos produtos até as indústrias de beneficiamento. "Estamos com um período de crescente movimentação e diversificação das cargas no Porto da Capital. Até bem pouco tempo, nossa operação ficava quase que exclusiva com a matéria- prima do fertilizante. Hoje, já estamos com registros de movimentação de cereais para a indústria alimentícia", disse. "É preciso estar mais atento ao modal hidroviário como alternativa sustentável para o transporte da produção do Estado, seja ela agrícola ou industrial", disse. 

Obelar destacou que com a chegada do cargueiro Arosa, o Porto de Porto Alegre está com três embarcações de grande porte em operação simultânea. Para cada navio, são necessários cerca de 40 caminhões para descarregamento de produtos, mais 25 homens para cada turno de 6 horas de trabalho. "Porto Alegre tem na sua história o desenvolvimento relacionado diretamente com o Porto. Se tivermos mais empresários dispostos a utilizar esta estrutura, mais empregos serão gerados e maior movimentação terá nossa economia", avaliou. O superintendente afirmou, ainda, que a SPH está trabalhando para fomentar o uso do sistema hidroportuário em todo o Estado. 

Navios 
Estão em operação no Cais Navegantes os navios AP Slano, de bandeira das Ilhas Marshall, com o descarregamento de 10,6 mil toneladas de fosfato monoamônico, originários do Porto de Tampa, nos Estados Unidos; o Liberiano Almeria, que trouxe 12,5 mil toneladas de superfosfato simples e triplo, do Porto de Ashdod, em Israel; e o Arosa, que tem bandeira Maltesa e trouxe de Areias Brancas 9 mil toneladas de sal bruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário