quinta-feira, 25 de abril de 2013

Honda construirá parque eólico em Xangri-Lá


Tamanho de fonte  
 Atualizado em quarta-feira, 24 de abril de 2013 - 16h22


Produção de energia deve suprir a demanda de uma fábrica de automóveis em São Paulo
 / ReproduçãoReprodução
Um novo parque eólico no Litoral Norte gaúcho, no município de Xangri-Lá, será bancado pela multinacional do setor automotivo Honda. O investimento de R$ 100 milhões foi confirmado nesta quarta-feira. O objetivo é gerar energia suficiente para a fábrica de veículos da empresa que fica em Sumaré, no estado de São Paulo. O parque deve começar a operar em setembro do ano que vem. O local foi escolhido entre mais de 30 cidades visitadas no Brasil. Segundo o diretor de Infraestrutura e Energia da Agência Gaúcha de Desenvolvimento, o objetivo é explorar cada vez mais o potencial eólico do estado. Marco Aurélio Franceschi ressalta que o Rio Grande do Sul tem a vantagem de já estar interligado à rede nacional de geração de energia.
Dos 11% de capacidade, o Rio Grande do Sul gera apenas 0,3% da energia eólica do país. O Ceará é, hoje, o maior produtor. A geração de matéria sustentável é uma das prioridades para o governador gaúcho nos próximos dois anos. Tarso Genro destaca o potencial dos ventos da região litorânea do estado para atrair mais investimentos no setor.
A Honda é a primeira fabricante de veículos a investir na produção de energia eólica no Brasil, através de uma nova empresa, a Honda Energy. Além de eliminar os custos da fábrica paulista com energia, o projeto também prevê a redução de 30% do gás carbônico jogado na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário