sábado, 5 de janeiro de 2013

Governo gaúcho trabalha para destravar a burocracia



Prioridade é encaminhar obras como a ERS-118 e a ERS-010
Fernanda Nascimento
JOÃO MATTOS/JC
Tarso Genro está em férias no Rio de Janeiro; retorno ocorre no dia 13
Tarso Genro está em férias no Rio de Janeiro; retorno ocorre no dia 13
O governador Tarso Genro (PT) está em férias e, no retorno, dia 13 de janeiro, encontrará o Executivo estadual em processo de encaminhamento das obras de infraestrutura, tidas como prioritárias para os dois últimos anos de governo. A garantia é do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana (PT), que confirmou também o lançamento do edital para o concurso do magistério para os próximos dias. O processo seletivo pretende preencher 10 mil vagas para professores da rede estadual de ensino.

Conforme Pestana, os primeiros dias do ano têm sido destinados a acelerar a discussão para as soluções que envolvem entraves burocráticos em obras, como a ERS-118, que esta semana teve anunciada a ordem para o início das obras do terceiro lote de duplicação. “A aprovação do RDC (Regime Diferenciado de Contratação) vai nos dar uma agilidade maior para trabalhar este ano estas obras”, analisou. O chefe da Casa Civil também acredita que os estudos que têm sido realizados sobre a ERS-010 - e que estão sob o comando do secretário de Planejamento, João Motta - devem ter avanços anunciados nos próximos dias.

O recesso parlamentar na Assembleia impede a votação de novos projetos. Segundo Pestana, no retorno dos deputados, as matérias sobre a negociação do quadro geral do funcionalismo público e o reajuste dos técnicos científicos devem ser a prioridade. Ele projeta um início de ano com ritmo intenso no governo, mas sem as dificuldades enfrentadas em 2012, “quando a estiagem provocou fortes perdas para as safras gaúchas”.

Tarso Genro deve passar a maior parte das férias no Rio de Janeiro. Em seu lugar, o vice-governador Beto Grill (PSB) comanda o Estado até o dia 11, quando se licencia para cumprir agenda oficial no Recife. Nos dois dias que antecedem o retorno do governador, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), estará à frente do Palácio Piratini.

Após o retorno de Tarso será oficializada a mudança na Secretaria-Geral de Governo. A pasta será comandada por Vinícius Wu, atual chefe de gabinete do governador. A secretaria está interinamente sob o comando de Iti Guimarães, que assumiu após a saída da deputada estadual Miriam Marroni (PT). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário