sábado, 26 de janeiro de 2013

Acordo com o Governo Federal beneficia agricultura familiar na região nordeste do Estado



O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, representou o governador Tarso Genro em Caxias do Sul nesta sexta-feira (25), no ato onde o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, assinou um acordo de cooperação que beneficiará agricultores familiares da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. O acordo é uma parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede/Serra) e mais 14 entidades ligadas à agricultura no Estado, e prevê medidas para que as prefeituras e outras instituições públicas ampliem a compra de alimentos da agricultura familiar.

Além disso, estão previstas parcerias para investimentos em pesquisa e tecnologia e melhorias de infraestrutura dos municípios. Cerca de 19 mil produtores rurais com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) podem ser beneficiados com a medida.

Vargas afirmou que uma das maneiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário contribuir com a infraestrutura é por meio da doação de retroescavadeiras e motoniveladoras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2) às prefeituras que se enquadram nos pré-requisitos do programa. "Dos 32 municípios que compõem o Corede, 29 estão aptos a receber os equipamentos", exemplificou o ministro. Já Pavan destacou o incentivo à pesquisa do programa e a vocação da região para a produção agroecológica, uma das mais avançadas do país.

A primeira medida do acordo de cooperação com o Corede e instituições será colocada em prática já no próximo mês. No dia 22 de fevereiro ocorrerá um seminário para que prefeituras e entidades conheçam os programas que permitem aos agricultores familiares venderem seus alimentos por meio de programas do Governo Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário