quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Passa de 300 o número de famílias desalojadas por causa de enchentes no RS



Casas de Quaraí, Alegrete e Dom Pedrito foram atingidas depois que rios transbordaram

O grande volume de chuva que atingiu a Fronteira Oeste e a Campanha nesta terça-feira, fez com que rios transbordassem e deixou mais de 300 famílias desalojadas. A situação mais grave é em Quaraí, onde o nível do Rio Quaraí está 11 metros acima do normal e cerca de 1,2 mil pessoas tiveram que deixar suas residências e estão em casas de parentes e amigos ou ginásios. A prefeitura já encaminhou a Notificação Preliminar de desastre (Nopred) e faz levantamentos para um possível decreto de situação de emergência.

Em Alegrete, cerca de 40 famílias estão fora de casa. Elas começaram a ser removidas a partir das 15h desta terça, como medida de precaução. Entretanto, o Rio Ibirapuitã, que está 9 metros acima do nível normal, começou a subir e atingiu residências. A situação também se repetiu em Dom Pedrito, que registra 15 famílias desalojadas. O Rio Santa Maria com nível está 5,7 metros acima do normal e, conforme a Defesa Civil de Santana do Livramento, a tendência é que continue subindo, pois ainda chove na cidade.

Veja a previsão para esta quarta-feira
Na tarde desta terça-feira, o nível das barragens de Bagé subiu e provocou alagamento na casa de bombas da barragem Emergencial, deixando milhares de pessoas sem águapor mais de 12 horas. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (Daeb) a situação já está normalizada e todas as residências estão sendo abastecidas. Além da Emergencial, as barragens da Sanga Rasa e Piraí também estão cheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário