quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Em quem vai votar Dilma?

Notícia da edição impressa de 01/10/2012

João Egydio Gamboa, interino


Com a avaliação positiva do governo, de 62%, segundo pesquisa divulgada na quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, a presidente Dilma Rousseff (PT) manteve sua decisão de guardar a maior distância da campanha eleitoral na Capital. Ela justificou sua determinação, em diversas oportunidades, para amigos e companheiros do PT e da base aliada do governo. Porto Alegre foi a cidade que Dilma adotou para viver. Os três principais candidatos à prefeitura são da base governista e, por motivos diversos, dividem sua preferência. As campanhas do prefeito José Fortunati (PDT), da deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB) e do deputado estadual Adão Villaverde (PT) tentam angariar a sua simpatia. Porém, nada a demoveu de sua decisão. Nenhum afago, nenhuma gravação, nada de participação.
A uma semana do pleito, todos querem saber o nome que Dilma marcará na urna eletrônica da Escola Estadual Santos Dumont, onde vota, no dia 7 de outubro. A pergunta que não cala é: “Em quem votará Dilma?” Em Villaverde? Em Manuela? Ou em Fortunati?
Vamos por partes. José Fortunati é amigo próximo do ex-marido e conselheiro da presidente, ex-deputado Carlos Araújo. O prefeito lembra que Dilma deixou uma mensagem no ar de que teria preferência por um candidato. Dilma teria dito: “Eu tenho meu candidato do coração, mas não vou revelar”, diz o prefeito. “Tenho uma relação com ela de muitos anos, eu era do PT, e ela do PDT, depois trocamos.”
Já os dirigentes do PT garantem que o voto de Dilma irá para Villaverde. “Ela deve se preservar ao máximo nessa questão eleitoral municipal, porque recebeu o apoio dos três candidatos. Ela não pode ser pressionada a entrar na campanha, até porque estamos a dois anos das eleições presidenciais e sabemos como vai ser importante manter esse projeto. Mas (em relação) às pessoas que são do PT, a regra geral é votar no candidato do partido. Se não, não tem sentido termos partidos políticos. Então, no primeiro turno, ela vota no Villaverde; a tendência dela e de outros dirigentes é essa. No segundo, se não estivermos, aí ela vota em quem quiser.”
Para a militância de Manuela, é certo que o voto presidencial vá para a candidata comunista, por ser mulher. Lideranças do PCdoB em Porto Alegre destacam que é uma tendência no governo Dilma Rousseff a preferência pelo preenchimento de espaço político pelas mulheres.
“A Dilma é mulher, não tenho dúvida de que ela vai votar em uma mulher. Ela não tem se manifestado, mas o partido e a deputada Manuela têm uma relação muito próxima com a presidente, de muito compromisso. Dilma tem valorizado muito o espaço que as mulheres estão buscando ocupar na política e nas posições de mando”, avalia um dirigente do PCdoB.
“Cada um puxa a brasa para o seu assado, mas meu desejo é que, como mulher e presidente, ela vote na Manuela”, torce a senadora Ana Amélia (PP-RS), principal cabo eleitoral de Manuela d’Ávila.
Pressão
A propósito: atendendo a um pedido de Lula, a presidente Dilma participará hoje do seu primeiro ato na campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. O comício petista ocorrerá em um conjunto habitacional em Itaquera. A agenda será às 19h, atendendo a recomendação da presidente para ser após o fim do expedient

Nenhum comentário:

Postar um comentário