quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Villa mostra-se o melhor preparado para governar Porto Alegre


Em painel diante de estudantes, Villa mostra-se o melhor preparado para governar Porto Alegre

05 de Setembro de 2012


     

Foto: Luiz Ávila
 
Em mais um debate em que as cadeiras do atual prefeito e do candidato tucano permaneceram vazias, estampando desconsideração com os organizadores e descaso com a plateia do Colégio São Judas Tadeu, diante de um público predominante de estudantes, Villa comprovou que é o candidato mais preparado para assumir a prefeitura de Porto Alegre em janeiro de 2013. Mostrou conhecimento dos temas da cidade, especialmente dos assuntos ligados à educação, à juventude e ao mercado de trabalho aquecido pelo bom momento que vive o país. Apresentou projetos de interesse dos jovens e da região norte onde está localizada a escola; respondeu acerca do seu merecimento do voto dos jovens e listou suas prioridades de investimentos para a cidade. Mas também mostrou consideração pelos organizadores do evento mediado pelo professor de filosofia Janio Alves e pelos estudantes respondendo atenciosamente as perguntas, sem cair na tentativa do discurso fácil para impressionar a garotada. Um candidato exagerou tanto na dose da eloquência sem consequência que, para diversão da plateia, disse que trabalhava desde que nascera!
 
Sobre mobilidade, Villa criticou o transporte coletivo de Porto Alegre por ser caro, com ônibus que chegam atrasados e a qualidade da frota deixar muito a desejar. Para ele, Porto Alegre, que é uma cidade de porte médio com problemas de grande metrópole, está em vias de travar.
 
"Temos um projeto para a mobilidade urbana que está colocado em dois níveis: no primeiro, vamos trabalhar num plano de qualificação do transporte coletivo, organizando imediatamente uma licitação para recompor as responsabilidades do poder público e das concessionárias. Isso vai ser feito ainda em 2013, para podermos garantir para a cidade de Porto Alegre um transporte público a altura do seu povo e do evento que iremos sediar, a Copa do Mundo. Com essa medida, a Prefeitura fica responsável pela sinalização, pavimentação, duplicação de vias; as concessionárias ficam encarregadas de colocar mais ônibus, em mais horários e mais linhas. Já fizemos isso antes pois quando o PT era governo, o transporte coletivo tinha até ar condicionado, hoje nenhum ônibus com ar condicionado é comprado. A Carris foi desmontada.
 
No segundo plano, iremos trabalhar com nosso projeto de descentralização da cidade, iniciando o projeto do anel rodoferroviário. Com base no primeiro trecho do Metrô, iremos complementá-lo com os trechos que ligam a zona norte a Lomba do Pinheiro e da Lomba do Pinheiro ao Centro, fechando um círculo.
 
A respeito do crescimento da região norte com consequente demanda investimentos em áreas como segurança; mobilidade urbana; saúde e educação, o prefeito da Frente Popular disse que o metrô irá proporcionar uma melhora, mas é preciso ir além. "Nosso projeto para mobilidade urbana consiste em iniciar os estudos para construirmos um anel viário que ligue a Zona Norte a Zona Leste, num arco que iniciaria na FIERGS e se estenderia até a entrada da Lomba do Pinheiro, muito provavelmente passando pelo Bairro Santa Isabel e o Campus do Vale, na UFRGS", explicou ele. "A outra parte que conformaria o anel é o trecho ligando a Lomba do Pinheiro ao Centro. Para essa obra usaremos um veículo leve sobre trilhos. Iremos trabalhar junto com a comunidade da Zona Norte num projeto de Segurança Pública que envolva o uso de uma ronda escolar, ampliação do policiamento ostensivo mas, sobretudo, vamos apostar em políticas sociais para disputar a juventude com tráfico de drogas. Exemplo disso é nosso projeto em fazer do complexo Cultural Porto Seco um centro da comunidade cultural para toda a zona norte. 
 
"Por que um jovem entre 16 e 21 anos deveria votar no senhor?", indagou um estudante. 
 
Villa respondeu que, em geral aos 16, 17 anos os adolescentes são obrigados a tomar decisões, muitas delas que vão ter implicações para o resto da vida. "Sou da opinião que a gurizada tem que ficar mais tempo em sala de aula, se dedicar mais ao esporte e a Cultura. Infelizmente, sabemos que isso não é possível. Então o que tem que se fazer é construir soluções imediatas, oferecendo condições para qualificação profissional, mas que o exercício dos primeiros anos de trabalho não tire os jovens da Universidade, do ambiente de ensino.
 
"Defendi muito a criação do ProUni, das políticas de cotas, pois sem elas se reproduzem os mecanismos de desigualdade social. Esse novo momento, de grande oferta de empregos, de expansão dos investimentos em educação, vejam a UFRGS, já está oferecendo 50% a mais de vagas por ano, após os investimentos que o Governo Lula e Dilma viabilizaram. Eu diria que o meu compromisso com a juventude em Porto Alegre vai na mesma direção, de aproveitarmos esse bom momento que vive o país mas não aparece na nossa cidade".
 
Acerca das prioridades de investimentos da prefeitura, Villa disse que elas tomarão por base as áreas na quais os serviços públicos caíram muito em qualidade nos últimos oito anos, como na atenção básica em saúde, na segurança pública, na educação e no transporte coletivo.O candidato salientou que o conceito de cidade para a Frente Popular é organizado em torno de eixos e projetos. Mas envolve também planos emergenciais para os temas mais importantes. Na Saúde, o plano prevê a instituição do teleagendamento de consultas, para acabar com as filas nos postos de saúde até dezembro de 2013. E a atuação, com toda força, na prevenção, para não ter que correr atrás depois, com o  tratamento das doenças, o que encarece tudo e aumenta o sofrimento das pessoas. Na Segurança, que será uma responsabilidade do prefeito, a gestão vai trabalhar com a ronda escolar, com a descentralização da Cultura e, portanto, combinando políticas sociais e de policiamento para que a cidade seja mais segura, de dia e de noite. "Hoje tem muita gente com medo de sair a noite", acrescentou.
 
Para enfrentar as questões do transporte coletivo, Villa aludiu ao compromisso para realizar licitação do transporte, debater o preço da tarifa e a qualidade do transporte.  "Ninguém de vocês, ou da casa de vocês, vai deixar o carro em casa se o transporte coletivo não tiver qualidade, não chegar no horário e tiver sempre lotado",asseverou. Vamos restituir a qualidade da Carris, porque não sei se vocês sabem, mas nós já tivemos o melhor transporte coletivo do Brasil, às vezes nos esquecemos do que cidade já alcançou nos 16 anos de Administração Popular e acabamos ficando acostumados com aquilo que temos".
 
Foi aplaudido quando disse que quer transformar Porto Alegre em uma cidade saudável, sustentável, segura, inovadora e da diversidade. Ou resumindo: a capital número 1 em qualidade de vida no Brasil.
 

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