terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vamos para o 2º Turno Com Villa13- Fortunati abre 11 pontos sobre Manuela em disputa em Porto Alegre


12/09/2012 - 00h00

 O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), voltou a liderar a disputa eleitoral na cidade, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela Folha em parceria com a RBS.

Ele chegou a 41% das intenções de voto e abriu 11 pontos percentuais de vantagem sobre a candidata Manuela D'Ávila (PC do B), que está em segundo lugar.
A pesquisa foi realizada entre segunda-feira (10) e ontem e ouviu 959 eleitores. A margem de erro das pesquisas é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
No levantamento anterior, feito nos dias 28 e 29 de agosto, Fortunati e Manuela estavam empatados tecnicamente. O prefeito aparecia em primeiro, quatro pontos percentuais à frente da rival.
O terceiro colocado continua sendo o petista Adão Villaverde, que manteve os 7% obtidos no levantamento anterior. Brancos, nulos e indecisos somam 18%.

Fortunati possui a maior coligação, o maior tempo de TV e rádio e a vantagem de ser menos rejeitado pelos eleitores do que seus principais adversários.
Atualmente, ele tem exatamente a soma das intenções de votos de todos seus concorrentes, o que indica a possibilidade de vitória no primeiro turno.
O Datafolha fez ainda uma simulação de segundo turno, em que Fortunati vence Manuela por 48% a 38%. Na pesquisa realizada há duas semanas, os dois estavam empatados com 43% cada nesse item.
REJEIÇÃO
A rejeição à Manuela aumentou em relação ao último levantamento: 19% dos eleitores ouvidos declararam que não votariam de jeito nenhum na candidata do PC do B, ante 15% na pesquisa anterior. Fortunati manteve rejeição de 12%.
Depois de Manuela, que tem a maior taxa, os índices de rejeição mais altos são de Villaverde (18%) e de Walbert di Lorenzo (PSDB), com 16%.
O prefeito vem sendo o candidato mais atacado na campanha até o momento. Com a propaganda mais agressiva do horário eleitoral, o PT tenta reverter a diferença exibindo na TV uma série de nomes conhecidos da política.
Na semana passada, mostrou a ex-senadora Marina Silva. Anteontem, começou a exibir um depoimento de apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Manuela, 31, tem a campanha mais cara da cidade --já arrecadou R$ 1,5 milhão -- e tenta transmitir no programa de TV uma imagem de experiência em gestão.
O quarto lugar na disputa é Roberto Robaina, do PSOL, que apareceu com 2% dos votos nas três pesquisas já feitas.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RS-00136/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário