quarta-feira, 18 de julho de 2012

Financiamento da Segurança Pública é tema de palestra em Porto Alegre


Publicação: 17.07.12-18:52

O adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, palestrou sobre o tema Financiamento da Segurança Pública, nesta terça-feira (17), durante o 6º Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Porto Alegre. Na avaliação de Pinheiro, a temática é central, mas não pode ser separada dos novos conceitos de segurança pública, como por exemplo, a atuação preventiva das polícias. "Há uma década atrás, se entendia que toda a responsabilidade no enfrentamento da violência e da criminalidade deveria ser feita pelas polícias. Com a criação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, surgiram novas concepções. A principal delas é que as instituições voltadas para segurança pública devem atuar de forma preventiva'", afirmou.
 

Sobre o financiamento da segurança pública, Pinheiro considerou que os valores repassados para a área não são ideais. Segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Publica, no ano 2009, foram investidos no Brasil, contando recursos da União, dos Estados e municípios, um total de R$ 46,5 bilhões. "Isso é muito pouco, porque esse valor inclui o pagamento de trabalhadores de todas as áreas, de todas as polícias, investimentos, policiamento".

Uma das saídas apontadas pelo secretário adjunto para elevar os recursos para área é a vinculação orçamentária como acontece nas áreas da saúde e educação. Além disso, ele defendeu a gestão como um dos principais pontos para que se tenha êxito em políticas de segurança pública. "O aumento do aporte de recursos, de forma isolada, não resolve os problemas da segurança pública. É preciso ter gestão, trabalhos com metas, programas estratégicos", disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário