terça-feira, 12 de junho de 2012

Governo garante modelo comunitário e PDT aceita criação da EGR



Francis Maia - MTE 5130 | PDT - 10:07-12/06/2012
“A nossa luta e expectativa é pela redução do atual preço dos pedágios no Rio Grande do Sul”, resumiu o líder da bancada do PDT, deputado Gerson Burmann, ao final do encontro de 30 minutos no início da manhã desta terça-feira (12) no Palácio Piratini, com o governador Tarso Genro, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, e técnicos do governo. Diante da concordância do governo em assumir o modelo dos pedágios comunitários no projeto 94/2012, que entrará em votação à tarde pelo Legislativo, os pedetistas aceitam a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias.
 
Burmann reiterou que a sociedade gaúcha foi duramente penalizada nestes 15 anos de vigência dos atuais contratos, “fruto de um projeto mal encaminhado no Legislativo que resultou em preços exorbitantes e aviltantes”, ponderando que espera para o próximo ano a redução dos atuais R$ 6,70 das praças de pedágio para R$ 4,00 ou 4,50 cobrados pelos pedágios comunitários. “Por isso buscamos o entendimento com o governo, porque acreditamos que o modelo comunitário é um grande avanço, garante uma tarifa reduzida e permite o investimento nas rodovias, o que o atual modelo não fez”, afirmou. No entendimento do PDT, a EGR será aprovada em caráter permanente, capaz de gerir o modelo dos pedágios comunitários.
 
Sobre as demandas em favor do DAER, o deputado Gerson Burmann adiantou que o governador Tarso Genro asssumiu o compromisso de fortalecer a autarquia através da fiscalização efetiva das obras realizadas; redução de danos e treinamento de equipes especializadas nas Superintendências Regionais; colocar em funcionamento imediato o laboratório do DAER; uso do Pregão para acelerar prazos e fiscalização simultânea do TCE e MPC; modernização dos contratos e reforço no quadro de servidores da autarquia, especialmente engenheiros e técnicos.
 
Até às 12h, o governo deverá encaminhar à bancada do PDT o documento final do texto do projeto. A partir das 12h30, os sete deputados estarão reunidos para finalizar a avaliação do projeto. Participaram da reunião no Palácio Piratini os deputados Gerson Burmann, Diógenes Basegio, Alceu Barbosa, Gilmar Sossella, Marlon Santos e Paulo Azeredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário