quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fóssil de 240 milhões de anos é tema de exposição no Museu de Ciências Naturais



Foto destaque
  • O Decuriasuchus quartacolonia, descoberto no RS, tinha cerca de 2,5 metros de comprimento
O Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul realiza nesta quarta-feira (06), às 17h, a cerimônia de abertura da exposição Fóssil do Triássico Médio Encontrado no Rio Grande do Sul. O destaque é para a réplica do Decuriasuchus quartacolonia, espécie coletada, pesquisada e apresentada à comunidade científica por Jorge Ferigolo, paleontólogo do museu, juntamente com outros pesquisadores.
Ao lado, é reconstituída a cena de outros nove exemplares encontrada pelos paleontólogos. A exposição reúne fósseis de outras espécies que também foram encontradas na região da quarta colônia, no município de Dona Francisca, região central do Estado.

O Decuriasuchus quartacolonia tinha cerca de 2,5 metros de comprimento. Característico de ambientes que sofriam com longos períodos de estiagem e também épocas de inundações, a espécie vivia em grupos para fins de proteção e caça. A confirmação desse comportamento é porque nove dos dez esqueletos estavam sobrepostos.

O material foi apresentado à comunidade científica em 2011 na revista alemã Naturwissenschaften. Além de Ferigolo, fizeram parte dos estudos Aurélio Galla de França, na época doutorando da USP, e seu orientador, Max Cardoso Langer.

Serviço O que: Abertura da exposição Fóssil do Triássico Médio Encontrado no Rio Grande do Sul.
Quando: Quarta-feira (6).
Visitação: De terça-feira a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Local: Sala de Exposições do Museu de Ciências Naturais - Rua Dr. Salvador França, 1427 (Jardim Botânico), Porto Alegre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário