sábado, 16 de junho de 2012

Defesa Civil realiza operação emergencial para levar água a municípios do Interior


Publicação: 16.06.12-12:18  Atualização: 16.06.12-16:06

A população da zona rural de 16 municípios gaúchos castigados pela estiagem, a partir deste fim de semana, começa a receber água para consumo doméstico, numa operação emergencial da Defesa Civil do Governo do Estado. Para isso, 18 caminhões comuns, levando na carroceria tanques flexíveis de vinil (cada um com capacidade para armazenar 4,5 mil litros), saíram às 9h deste sábado (16) do Anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre, para as mais diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Serão diretamente beneficiados os moradores do interior de Sobradinho, Segredo, Dilermando de Aguiar, Encruzilhada do Sul, Rosário do Sul, Aceguá, Bossoroca, Porto Xavier, Campinas das Missões, Itacurubi, Vila Flores, Esmeralda, Ipê, Manuel Viana, Rio Pardo e Santa Tereza, que decretaram situação de emergência. "Este é um investimento, da ordem de R$ 500 mil reais, que o Governo está fazendo para a compra de 35 novos tanques flexíveis para atender melhor a população que sofre com a carência de água", explicou o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Oscar Moiano.

As cidades foram escolhidas por estar em situação de emergência e possuírem as comunidades mais prejudicadas pelos efeitos da estiagem, além das dificuldades das administrações municipais em transportar água até esses locais. Conforme Moiano, os caminhões que levam, além do motorista, um técnico da Defesa Civil, ficam à disposição das prefeituras, por cerca de 20 dias. "Na sede de cada município essas pipas de vinil são carregadas com água potável para levarmos às localidades mais atingidas que são indicadas pelos prefeitos. Nos casos em que o morador não tem recipientes adequados para guardar água, fornecemos uma caixa d'água unilateral, com capacidade de 500 litros, que pode abastecer uma família por alguns dias", explicou.

Desde que iniciou o período de estiagem, há cerca de sete meses, a Defesa Civil já encaminhou ajuda humanitária para aproximadamente 380 municípios, com o envio de água potável e cestas básicas às comunidades mais vulneráveis. Com os 35 tanques flexíveis recentemente adquiridos, o Estado passa a contar com 100 desses equipamentos para abastecimento emergencial de água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário