quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Três prédios desabam no centro do Rio de Janeiro; cinco pessoas foram resgatadas


Foto 28 de 28 - Escombros deixados pelo desabamento de três prédios na avenida Treze de Maio, no centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (25) Mais Pablo Jacob/Agência O Globo
25/01/2012 - 21h02

Atualizado em: 26/01/2012 - 00h36
Por volta das 20h30, dois prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro, um maior na rua Treze de Maio --chamado Liberdade--, com 20 andares; e um menor no número 16 da rua Manoel de Carvalho, com 10 andares --chamado Colombo. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou que um terceiro imóvel pequeno, localizado entre os dois edifícios maiores, com quatro ou cinco andares, também desabou.
Equipes da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da PM estão no local. A Defesa Civil estimou, inicialmente, 11 vítimas, entre mortos e feridos. Até agora, cinco pessoas já foram retiradas dos escombros. Ainda segundo o prefeito, os prédios no entorno do locaol do desabamento não correm risco de cair.

Ver em tamanho maiorPrédio desaba no centro do Rio de JaneiroFoto 2 de 28 - Área próxima ao local do desabamento de prédios na avenida Treze de Maio, no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (25). Equipes da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da PM estão no local. Ainda não há informações sobre o que causou o desabamento Mais Helio Motta/UolSegundo a Secretaria de Saúde, os feridos foram encaminhados ao hospital Souza Aguiar. Há dois homens de 37 anos, um apresenta um ferimento na perna --ele estava no prédio--, e o outro sofreu escoriações leves --estava passando pelo local na hora--, uma mulher de 28 anos sofreu um corte na cabeça e foi encaminhada para o centro cirúrgico. E ainda um homem de 50 anos que sofreu apenas escoriações leves e outro de 31 anos, que está em estado de choque.

Um homem que estava dentro de um dos elevadores do edifício Liberdade conseguiu ser resgatado após entrar em contato com um amigo pelo celular.

A área de isolamento foi ampliada por conta de uma suspeita de vazamento de gás. Funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social montaram uma base nas proximidades da praça da Cinelândia para orientar os parentes das vítimas. Segundo relatos dos bombeiros que estão no local, havia um terceiro prédio de quatro andares --situado entre os dois que desabaram-- que também pode ter caído. Técnicos ainda estão investigando, não há confirmação. A rede de gás da região foi desligada e bueiros próximos foram interditados.

Eduardo Paes pediu a todas as pessoas que trabalham em prédios da rua Treze de Maio que não vão trabalhar nesta quinta, já que a entrada nos edifícios não será permitida.

Local aproximado do desabamento no Rio



O Centro de Operações Rio informa que a avenida Almirante Barroso está interditada nos dois sentidos entre as ruas Senador Dantas e Rio Branco. A avenida Rio Branco também está interditada no sentido Cinelândia para a passagem dos veículos da PM.



O local fica bem próximo ao Teatro Municipal, que não foi afetado, segundo a presidente Carla Camurati. Dois fiscais do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) estão na rua Treze de Maio, acompanhando os trabalhos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é buscar as primeiras informações para detectar as causas do desabamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário