- Junto a instalação do Território de Paz, foi aberto um espaço de lazer e entregues novas viaturas
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, instalou, nesta quarta-feira (28), o Território de Paz Convivência em Harmonia no bairro Bom Jesus. O território é uma iniciativa do Programa RS na PAZ, que tem como objetivo promover ações sociais e de segurança nas comunidades. Também foram entregues ao município duas viaturas - uma para Polícia Civil e outra à Brigada Militar -, adquiridas através da Participação Popular.
A operação Convivência em Harmonia iniciou em Santa Cruz do Sul em 2007. A primeira fase de trabalho ostensivo durou três anos e, em 2011, foi implementado já como um projeto comunitário. O objetivo era potencializar as atividades sociais desenvolvidas no bairro, aproximando a Brigada Militar da comunidade. Hoje, o projeto está agregado ao RS na PAZ, transformando o bairro em um Território de Paz Convivência em Harmonia.
Para o coordenador do programa RS na PAZ, delegado Carlos Sant'Ana, o projeto atual consolida uma ação iniciada pela polícia do município. "Estamos ampliando o espaço do Convivência em Harmonia, reafirmando e constituindo ações sociais para melhorar a qualidade de vida dessa comunidade."
Durante o evento, foi inaugurada uma área de lazer no bairro Bom Jesus, com a presença do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, que destacou a importância da participação da comunidade para que o bairro ganhasse um local de acolhimento. "A inauguração deste espaço reflete a forte inserção comunitária e uma prefeitura presente e entrosada com os moradores. A Secretaria da Segurança Pública pretende manter o apoio aos municípios com esse tipo de postura."
A SSP e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul também firmaram Termo de Cooperação Técnica para a realização de ações conjuntas no Território de Paz em Santa Cruz do Sul. De acordo com o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, é necessário promover uma cultura de paz para que crimes não aconteçam. "Ações de prevenção e projetos sociais são fundamentais para se desenvolver um verdadeiro Território de Paz", afirmou.
O comandante geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, disse que o objetivo no bairro Bom Jesus é identificar problemas e dificuldades na comunidade e "unir esforços para criar uma ação positiva para produzir um projeto maior como o Território de Paz".
Nenhum comentário:
Postar um comentário